Notícias

10 Dicas de OURO para você alugar um imóvel e evitar dor de cabeça!

18/07/2019 - 10 Dicas de OURO para você alugar um imóvel e evitar dor de cabeça!

noticias

Alugar um imóvel pode não ser simples, você precisa ponderar e considerar bem todos os detalhes antes de dar o primeiro passo e sair arrumando as malas para seu novo lar. Se você não pensar bem, ter um novo lar pode se tornar uma grande dor de cabeça. Para facilitar a sua escolha, criamos uma lista com 10 dicas incríveis para você ser acertivo na hora de alugar o seu imóvel. Confere aí:
 
1.Avalie se é uma necessidade ou desejo
Pergunte-se antes de mais nada: a locação acontecerá por um desejo ou uma necessidade? Ao responder essa questão você já saberá a velocidade com a qual precisará lidar para efetivamente locar seu imóvel.
Avaliar se é um desejo ou uma necessidade ajudará na hora de pontuar quais características são essenciais na residência. Entre elas, podemos destacar a localização, o número de cômodos, o estilo do imóvel, a proximidade dos serviços básicos, etc.
 
2. Escolha a região em que gostaria de morar
O primeiro passo é elencar quais as regiões ou bairros você gostaria de morar. Tenha em mente que antes de considerar os bairros mais atraentes, é importante ponderar sobre locais condizentes com o seu estilo de vida, seus hábitos e a região onde você trabalha. Avalie também o tamanho do imóvel que você realmente precisa, quantas pessoas irão usufruir desse imóvel e seus hábitos, pense também em quantas horas você fica dentro do imóvel e sobre o bem-estar dos animaizinhos de estimação.

3
. Calcule quanto você pode gastar com o aluguel
Para fazer esse cálculo, considere que o valor do aluguel é o equivalente a 20% do seu salário mensal. Depois, aplique reajustes de 10% sobre este valor até chegar no final do seu contrato (normalmente em torno de 30 meses). Esse valor final deve ser a média de preço que você poderá gastar com o aluguel.

4. Calcule os custos e encargos do locatário
Não se esqueça que além do valor do aluguel, você terá outros custos como condomínio, luz, gás, internet, telefonia, etc. Esses custos devem ser avaliados junto com o valor do aluguel para você ter certeza de que está garantindo um bom negócio sem passar por apertos.

5. Pesquise – aproveite-se das tecnologias
Agora que você já sabe quanto pode investir mensalmente para alugar o seu imóvel, comece a pesquisar. Acesse sites, fale com amigos, visite os bairros que você gostaria de morar e veja o que está disponível, converse com a vizinhança, e entre em contato com imobiliárias da região.
Avalie  fotos, mapas e detalhes do imóvel que lhe interessou, compare  as opções analisando os preços, tamanho, número de quartos, suítes, vagas de carro, etc.
 

6. Viste antes de alugar imóvel
Visite algumas vezes o imóvel antes de assinar a documentação de locação. Fique atendo a detalhes como: posição solar e quais os comodos que recebem mais ou menos sol, se as ruas ao redor geram barulhos com trânsito intenso em alguns horários ou se são bloqueadas em eventos como festividades como desfiles ou carnaval
Se você tem ou pretende ter animalzinho de estimação, verifique sobre as normas empregadas no condomínio. Questione também sobre as vagas de garagem e o uso das áreas comuns.
 

7. Fique atento aos documentos
Depois de escolhido o imóvel que você pretende alugar, confirme quais são as condições para efetuar a locação. Hoje em dia, os locatários podem optar entre três formas que condicionam a locação:
Fiador: quando um terceiro, proprietário de imóvel, garante o pagamento do aluguel caso o inquilino não faça;

Seguro fiança: quando uma instituição financeira faz o papel do fiador ou;
Depósito: normalmente os locatários pedem de duas a três vezes o valor do aluguel, que será devolvido ao final do contrato).

No contrato de locação deve constar também o prazo mínimo do aluguel. Em média, são 30 meses, mas é possível negociar esse período. Outros itens que devem estar claramente descritos no contrato são os índices de reajuste que serão usados, o valor do aluguel, os encargos que serão pagos pelo locador e os que o locatário deve pagar. Se quiser saber mais, você pode ler mais na lei que cuida dos aluguéis que é a Lei 8245 de 18 de outubro de 1991
A documentação que precisará reunir para efetivar o contrato de locação, se você for trabalhador assalariado, serão necessários os três últimos contracheques, carteira profissional com registro salarial e atualizações, RG, CPF e cópia do vínculo empregatício anterior. No caso de profissionais liberais é preciso apresentar comprovação de rendimentos compatível à locação.
 

8. Conheça os principais deveres do locador e inquilino - Faça a vistoria
O IPTU, taxas gerais e taxa de incêndio podem ser pagas pelo locador ou pelo inquilino, dependendo do contrato firmado entre as partes.
Sobre o atraso do pagamento do aluguel, segundo a lei do inquilinato, o não pagamento no prazo definido entre o proprietário e o locatário pode levar ao despejo, mas atrasos podem ser negociados entre as partes.
Antes de assinar o contrato, faça a vistoria, esse documento detalha todos os aspectos relativos ao estado de conservação do imóvel. O objetivo da vistoria é deixar claro ao inquilino a situação em que se encontra o imóvel e como ele deverá ser devolvido ao proprietário — da mesma maneira que este o entregou. Fique atendo aos detalhes e confira tudo.
 

9. Fique atento às regras para a mudança
Alugado o imóvel, informe-se com o zelador, sindico ou adminstrador quais os horários permitidos para carga e descarga, entrada de móveis e recebimento de entregas. Planeje e organize seus pertences de forma a falicitar o transporte e a entrada no novo imóvel.

DICA: Não esqueça transferir as contas de luz e gás, do nome do proprietário para o seu nome, logo que mudar.
 

10. Na saída, deixe tudo bem acertado
Lembre-se, dê o aviso de entrega com 30 dias de antecedência por escrito. Verifique se há multa contratual caso deseje sair do imóvel antes do prazo mínimo acertado no momento da locação. Como inquilino, você tem como obrigação entregar o apartamento na mesma condição recebida na hora de sair, pagar o condomínio e não modificar o imóvel sem o consentimento prévio e por escrito do proprietário.
 

Agora que você já sabe todos os principais passos para alugar o seu imóvel sem ter aquela dor de cabeça e já se sente mais preparado, entre em contato com a equipe da Eleva Empreendimentos e conheça nossos imóveis disponíveis.

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Quem Somos

Contato

  •   Rua Mimi Alemagna 306, Centro, Jaboticabal/SP

  •   (16) 2020-0060
    (16) 99611-0060

  •   Segunda a Sexta das 8 às 18hs

  •   Fale Conosco

www.elevaempreendimentos.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias